sexta-feira, 9 de março de 2007

AMBIENTE


Quando penso em ambiente,por mais que tente,não consigo deixar afastada a conservação da natureza.

E nas minhas memórias,desde muito criança,houve sempre uma associação directa a este tema:os índios.

Não sei se existe,eu pelo menos nunca tive acesso,a uma versão índia sobre a "ocupação" dos seus territórios pelos "colonos".

Todas as versões que conheço,escritas e em filmes,são sob a óptica do ocupante.

Desde miudo que adoro ler e ver essas histórias.

Desde miudo que penso que os colonos foram os bárbaros e os índios civilizados

constituiram-se em alvos da mortandade!

Mas os índios,mesmo na óptica dos selvagens "ocupas",foram sempre o paradigma da defesa do ambiente e da conservação da natureza.

Natureza animal (preservação dos bisontes ,das focas,das águias e condores,dos peixes de rios e lagos),vegetal(protegeram a floresta como ninguém,até hoje) e mineral(foram os primeiros a levantarem-se em peso contra os garimpeiros do ouro).

Nesta história,os índios que não sabiam o que era dinheiro,quem constituiu a primeira grande frente ecologista?!

Não resisti a uma boa fotografia de um índio,piblicada no El País.

Não digo quem é o fotógrafo,porque não tenho esse dado.

Na história de bons e maus,para mim os índios foram sempre os bons.

VOLTA GERONIMO!

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem mais.
Levanto-me para apoiar com um "bravo".
mc

Arquivo do blogue