quarta-feira, 22 de agosto de 2007

CANÇÃO COM LÁGRIMAS E SOL PARA UM AMIGO QUE MORREU NA GUERRA


de Manuel Alegre,dedicada ao Manuel Ortigão,aproveito a canção em memória do meu amigo José,que morreu em 22 de Agosto de 1967
Meu amigo morreu.Meu amigo partiu.
Na madrugada fria fria meu amigo(dizem)
agora habita a verde catedral dum bosque.
Meu amigo morreu.Meu amigo não volta.

Meu amigo dizia(estou a ouvi-lo)
vou procurar a minha estrela.Foi
e não voltou.Meu amigo(dizem)
tem agora o tamanho duma estrela.

Meu amigo não volta.Eu estou mais velho é certo.
Amigo é uma palavra com aldeias dentro
com lâmpadas sinais do amigo
para dizer-nos:estou aqui.

Eu estou mais velho é certo.Meu amigo morreu.
Amigo é uma palavra agora com aldeias tristes
estas paragens percorridas pela ausência
sem lâmpadas (com lágrimas com lágrimas).

Meu amigo partiu para o espaço da noite
e há uma viola dentro da tristeza
neste verde lugar onde a noiva anoitece.
Nunca mais voltará.(Por que morreu?).

De Manuel Alegre,in A PRAÇA DA CANÇÃO

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo poema.

Que diferença entre a expressão normal, prosada, e a poética!

Menina Marota disse...

Gosto da Poesia de Manuel Alegre...

Mas que não se diga que um Poeta pode ser Político... porque este desiludiu-me...

Mas gosto do Poeta e vou continuar a gostar...

Um abraço ;)

Arquivo do blogue